Telefone Nacional

4062 0660 r. 0852

(Sem DDD em regiões metropolitanas)

De segunda a sexta, de 9h as 18h

Facebook Twitter


Editora UNA :: União Nacional de Autores :: Valorizando a Cultura Nacional :: Mega Drop Down Menu

Seu livro com personalidade, requinte e valor

Diferente de sites de autopublicação e editoras que oferecem “pacotes de editoração”, nos quais os livros são produzidos segundo modelos pré-determinados, na Editora UNA sua obra é tratada com todo respeito e dedicação que ela merece. Para nós, todo livro é um trabalho único e, como tal, deve possuir personalidade e valor.

Nossos livros nunca são iguais uns aos outros. O cuidado com a personalização leva em consideração todos os desejos de nossos autores, e também suas expectativas em relação a cada obra. Desde o desenvolvimento dos layouts à impressão final, tudo é feito de modo a atender à delicada relação desejo/custo para que possamos oferecer a cada título o melhor que ele pode ter.

Publique

seu Livro

com qualidade
gráfica superior
e suporte
editorial
profissional

Como a Editora UNA produz seu livro. (O padrão de qualidade)

Produzir um livro é muito mais do que simplesmente escrever e formatar um texto. Cada exemplar carrega consigo os sonhos, as histórias, os ensinamentos e os esforços de seus autores. Por isso, para destacar-se no mercado, o livro deve ser cuidadosamente projetado para transmitir a informação com eficiência, leveza e charme para que ele consiga comunicar-se corretamente com o leitor e, assim, conquistar o seu público.

O processo de produção da Editora UNA foi desenvolvido para atender a essa condição e proporcionar aos autores o controle total sobre suas obras. Afinal, somente quem sabe o quanto é difícil conquistar um espaço no concorrido mercado de livros é que entende que segurança e tranquilidade não têm preço.

Conheça mais sobre nosso processo de produção clicando nas abas abaixo.


Editora UNA :: União Nacional de Autores :: Valorizando a Cultura Nacional :: Quadro Como Produzimos

 

  • O Processo
  • Fluxo de Produção
  • Nossos Serviços
  • Características UNA
  • Orientações ao Autor

O Processo de Produção

Os principais focos de nosso processo de produção são: a qualidade dos livros, a tranquilidade dos autores, e a segurança de que tudo sairá conforme o desejado. Por isso, todas as intervenções feitas em cada trabalho que realizamos são acompanhadas de perto por nossos autores que possuem total controle sobre suas obras.

Tudo se inicia com a revisão dos textos enviados por nossos autores. Nessa etapa visamos identificar possíveis erros de ortografia ou gramática que possam ter passado desapercebido por seus autores. Normalmente, e a menos que nossos autores expressem desejo contrário, esse processo é realizado mesmo que os originais já tenham sido revisados anteriormente. Fazemos isso para identificar o máximo de falhas possível no conteúdo da obra.

Como diz o ditado que circula desde à época de Gutenberg pelas oficinas gráficas e que ainda hoje se insinua nos ambientes informatizados: “O Diabo mora na Tipografia”. Revisão nunca é demais. A presença de erros em qualquer produto editorial é certa. Não importa o quanto se trabalhe para evitá-los, eles aparecerão. Por isso, a revisão é realizada com insistência em nossos trabalhos. O objetivo é minimizar ao máximo a ocorrência de erros.

Depois de revisado, o original volta para seu autor, com as devidas marcações do(s) revisor(es), para que as propostas de correção sejam aceitas ou recusadas pelo autor. Em seguida, o autor nos devolve o texto original já corrigido e aprovado, e, então, iniciamos o processo de editoração.

Importante: Provas manuscritas deverão ser digitadas antes de iniciarmos o processo de revisão. Esse serviço pode ser executado pela editora, porém será cobrado à parte. Quando for o caso, o autor deve nos informar sobre sua necessidade.

Importante: Por padrão, não realizamos a revisão estrutural do texto (chamada de Copydesk), pois esse serviço demanda mais tempo e cuidado, e, por isso, possui um custo maior. Quando for de desejo do autor o emprego da revisão estrutural ele precisará nos informar para que incluamos esse custo no total da obra e alteremos seu cronograma de produção.

No início da editoração, são elaborados estudos de layout que visam a personalizar e alinhar o livro com os atuais padrões estéticos de seu gênero literário. Depois de definida essa etapa, a obra passa a ser formatada com o melhor padrão de qualidade gráfica vigente no mercado. Isso fornece ao produto condições de concorrer em pé de igualdade, em termos de layout gráfico, com qualquer obra de editoras multinacionais.

As intervenções no livro e as revisões de texto só terminam quando o autor está satisfeito com todas as alterações realizadas. Em média, cada obra passa por de três a quatro intervenções no texto e no layout. Casos em que haja a necessidade de mais provas de revisão são raros, porém, sempre que ocorrem, os autores têm total liberdade para contratar tantas provas quanto desejarem até que se sintam plenamente satisfeitos com o resultado obtido.

Importante: O total de provas necessárias para produzir um título depende muito mais do desejo do autor que de qualquer questão editorial.

Importante: Todo tempo e trabalho investidos nas provas de revisão são compensados com um texto bem produzido. Contudo, a demora em finalizar essa etapa, ou a constante solicitação de mudanças, interfere diretamente o cronograma de execução da obra. Portanto, esse processo — o mais crítico e importante do trabalho — deve ser executado com estreita parceria entre autor e editor, para que o livro seja produzido com profissionalismo dentro de um prazo razoável.

Paralelo ao processo de produção do miolo do livro, nós enviamos algumas sugestões de capa para que o autor possa avaliar e modificar à vontade. Se houver alguma sugestão pré-determinada, algo de desejo do próprio autor, é nessa etapa que ele poderá confirmar se a capa proposta atende à suas expectativas. Esse é um item que tratamos com muito zelo, pois a capa é o cartão de visita do livro.

Depois de tudo aprovado, o livro é montado e enviado para a impressão. Mas, antes de imprimir todos os exemplares, enviamos uma única prova de pré-impressão (heliográfica) para que o autor possa ler e, se for necessário, marcar as últimas (e pequenas) modificações que ainda deseje realizar. Ao final, os exemplares são finalmente enviados à gráfica, para que sejam impressos e, então, entregues ao autor.

Resumidamente, é desta forma que produzimos nossos livros. Há ainda outros detalhes, como a obtenção do ISBN, código de barras, ficha catalográfica e outras intervenções necessárias que são de extrema importância para garantir a qualidade e confiabilidade do livro. Mas, como essas são realizadas com pouca interferência do autor, ficam por nossa conta e não costumam interferir no cronograma da obra.

No total, realizamos cerca de 50 tarefas diferentes para produzir um livro de qualidade.

É importante destacar que a Lei do Livro — Lei nº. 10.753/2003 — instituiu em seu capítulo III - art. 6º que "na editoração do livro, é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado (ISBN), bem como a ficha de catalogação para publicação", e que esse número deve constar na quarta capa do livro impresso. Essas são questões que fazem toda a diferença na hora de registrar profissionalmente uma publicação. E cabe ao autor verificar com muito cuidado se a editora ou a prestadora de serviços contratada oferece esses registros. A decepção de ver sua obra, já publicada, ser tratada como “livreto” apenas porque ela não foi devidamente registrada, pode facilmente superar qualquer satisfação conseguida com a impressão de seus exemplares.

Recomendamos seriamente que o autor busque se precaver desse risco!

O fluxo de produção da Editora UNA. (Como produzimos seu livro)

Em nossa equipe, o sentimento que impera é o de proporcionar a cada autor uma experiência única como sua própria obra. Por isso, na Editora UNA nós cuidamos de cada livro com a mesma atenção que seus autores dedicam a seus textos.

O cuidado com os detalhes, a atenção aos objetivos dos autores e a constante preocupação com o custo/benefício são apenas alguns dos pontos fortes de nosso processo de produção.

Em nossa lista de serviços oferecemos todas os recursos necessários para proporcionar a melhor performance de vendas aos títulos de nossos autores. Com foco em superação gráfica e editorial, nossa equipe está sempre pronta para surpreender a todos com soluções inteligentes, rápidas e eficazes.

Produção gráfica e editorial

Na composição gráfica de nossos livros, todos os autores, indiferente de tiragens ou formatos contratados, podem contar com um pacote básico de serviços que engloba:

  1. Revisão de texto (Ortográfica e gramatical)
  2. Criação e desenvolvimento de layout personalizado
  3. Editoração eletrônica (diagramação de páginas)
  4. Criação e desenvolvimento de capa personalizada
  5. Registro de ISBN / Criação de código de barras
  6. Registro de direitos autorais
  7. Elaboração de Ficha catalográfica
  8. Boneco do livro / Heliográfica
  9. Convites para o evento de lançamento e marcadores de livro com foto da capa
  10. Divulgação em nosso site e nos de parceiros
  11. Suporte editorial (orientação, assessoria, dicas e esclarecimento de dúvidas)
  12. Atendimento personalizado (por e-mail ou telefone)

Além disso, o autor também pode contar com a contratação extra de quaisquer serviços de composição gráfica disponíveis no mercado. Para isso, basta nos informar quais deseja ao solicitar um orçamento.

Dentre os serviços extras disponíveis, alguns dos mais empregados são:

  1. Preparação de texto (Copydesk)
  2. Tradução de texto
  3. Digitalização de fotografias e slides (scan)
  4. Digitação e conversão de textos com sistema de reconhecimento de caracteres (OCR)
  5. Tratamento de imagens e montagens fotográfica
  6. Criação de ilustrações
  7. Efeitos em capas, como uso de tintas especiais e cortes personalizados
  8. Aplicação de papeis especiais
  9. Impressão de tiragem complementar
  10. Seção fotográfica
  11. e muitos outros.

Para projetos especiais ou a contratação de algum serviço não listado acima, solicitamos que nos seja feita uma consulta prévia. Certamente há muito o que podemos fazer para atender às necessidades da maioria dos autores.

Distribuição e Venda (Comercialização)

Outro ponto forte em nossos serviços é nosso processo de comercialização. Com ele, nossos autores contam com nossa distribuição e venda para alcançar seu público-alvo.

A Editora UNA produz livros para autores de todos os cantos do Brasil, do Oiapoque ao Chuí. Nossa estrutura é montada para atendê-los tão bem quanto qualquer editora local seria capaz de fazê-lo.

Em todos os livros que produzimos, sempre mantemos a preocupação com a qualidade gráfica, o padrão estético, o conforto visual e a delicada relação custo/benefício.

E em muitos casos fazemos até mais que isso. Isso porque mesmo dentre as editora destinadas à produção de livros independentes é fácil encontrar as que levam meses para transformar os originais em livros. Mas aqui, na Editora UNA, utilizamos apenas o tempo necessário para produzir nossos exemplares — nem um minuto a mais. Se o autor for rápido na devolução dos originais e na aprovação das etapas da produção, seu livro poderá ficar pronto em até pouca coisa mais de 1 mês.

Nosso processo é otimizado para que toda a equipe cumpra com sua função da maneira mais eficiente e ágil possível. Nos empenhamos arduamente para evitar o retrabalho e buscamos sempre superar as expectativas de nossos autores.

Foco no Autor - o detalhe que faz toda diferença

Em nossa larga experiência, já presenciamos muitas histórias de autores que entregaram seus originais, escritos com tanta dedicação e esforço, a empresas que o trataram apenas como uma fonte de renda ou simplesmente “mais um” manuscrito. Embora muitos autores dediquem a seus textos a mesma atenção que dariam a um filho, eles enfrentam imensa dificuldade de encontrar empresas sérias que entendam o valor das palavras escritas por eles.

Por isso, na Editora UNA o foco da produção está no autor. É dele o mérito por sua obra e, portanto, também devem ser dele as determinações sobre a produção de seus livros.

Nos esforçamos para oferecer o melhor serviço que cada autor pode contratar, pois sabemos como é difícil conseguir ajuda de verdade ou uma oportunidade em uma editora comercial. Queremos que os novos talentos também tenham chances e possam se lançar no mercado editorial, pois entendemos que isso fortalece o acesso de todos ao mundo de maravilhas que existe longe das listas dos “mais vendidos”.

Procuramos simplificar e acelerar o processo de produção ao máximo para reduzir a demora entre o instante em que o autor considera sua obra “pronta” e o tão aguardado momento em que os exemplares impressos chegam às suas mãos.

E acreditamos que o livro, como objeto impresso, ou, em sua mais contemporânea versão, o arquivo digital, deve refletir as vontades de seu autor. Embora estejamos sempre presentes para orientá-lo sobre como publicar seu trabalho, por meio de nosso atendimento personalizado, nos esforçamos para que cada autor tenha o máximo de liberdade para determinar o rumo e as características de suas próprias obras.

Produção rápida e eficiente

Em nosso processo de publicação, o seu livro poderá ficar pronto em até 45 dias. Isso significa dizer que revisamos, editamos, diagramamos, registramos, consolidamos e imprimimos sua obra no menor prazo oferecido pelo mercado; e isso tudo sem deixar de zelar pelo cuidado e profissionalismo que sempre dedicamos a nossos livros.

Este é um serviço que pouquíssimas empresas são capazes de oferecer, porque para isso é necessário que haja um rigoroso controle sobre todo o processo de produção. Em um prazo tão apertado, não há espaço para erros e todas as tarefas devem ser cumpridas com o maior rigor.

E mesmo com esse prazo tão reduzido, nossos autores continuam contando com as 2 provas de revisão que garantem a qualidade do conteúdo publicado e com a prova final que espelha o livro já finalizado e é utilizada para autorizar a impressão de todos os exemplares.

Eficiência, rapidez e qualidade são característica presentes apenas em empresas sérias e comprometidas com a satisfação do cliente.

Importante: O prazo necessário para produzir um livro depende de características como tempo usado pelo autor para aprovar cada etapa da produção, o formato do livro, a quantidade de páginas etc. Entre em contato com a editora para obter mais informações sobre o prazo de produção da sua obra.

Segurança e garantia de entrega

Confiar seus originais a qualquer empresa é uma aposta perigosa. Além de correr o risco de perder parte do investimento realizado, o autor ainda convive com a possibilidade de não conseguir cumprir prazos por conta de cancelamentos ou atrasos ocorridos por falhas da empresa contratada. O mau funcionamento de algum equipamento, ou a falta de algum funcionário pode ser fatal para um processo de produção tão personalizado quanto a criação de um livro. Por isso, a Editora UNA possui rotinas de backups diários que garantem a disponibilidade de todo material recebido e gerado, e processos de controle de produção que garantem a continuidade do serviço no caso da ausência de algum responsável por qualquer etapa de nossa produção. Dessa forma, garantimos a entrega de nossos livros nos prazos acordados e deixamos nossos autores tranquilos para pensarem em outros detalhes como o evento de lançamento ou a forma de divulgação de suas obras.

Venda em livrarias tradicionais e virtuais

Produzir livros é um desafio que parece ser superado apenas pela dificuldade de vendê-los. Por isso, a Editora UNA auxilia seus autores a expor suas obras com o apoio técnico e estratégico de sua equipe de vendas. Divulgar um título a esmo não gera o mesmo retorno que o da divulgação ao público certo. Portanto, questões como: identificar o público, saber onde ele está, determinar como chegar até ele etc, são cruciais para aumentar as chances de venda de um título. A Editora UNA oferece todo suporte de que seus autores precisam para aumentar a performance de venda de seus títulos.

Publicando na Editora UNA, nossos autores também podem contar com uma vasta rede de livrarias tradicionais e virtuais espalhadas por todo o país para disponibilizar a venda de seus exemplares. Além disso, em breve inauguraremos nossa própria loja virtual que simplificará o processo de aquisição de títulos e diminuirá a distância entre os livros e seus leitores.

Para os autores de pequenas cidades e regiões interioranas, oferecemos ainda a oportunidade de distribuir suas obras em lojas tradicionais localizadas nas redondezas em que eles moram ou trabalham. Desse modo, facilitamos a compra por conhecidos ou vizinhança, que poderão adquirir seus exemplares nos estabelecimentos com os quais já estão acostumados a lidar.

Importante: A distribuição de exemplares em lojas tradicionais está sujeita a condições específicas. Entre em contato com a editora para obter mais informações sobre nosso serviço de distribuição.

Para que não haja contratempo na produção dos livros, é preciso que nossos autores atendam a alguns requisitos importantes ao prepararem o material que nos será enviado. Veja abaixo uma lista de recomendações que influenciam diretamente no cronograma de execução das obras:

  • Para nos contratar, o autor, ou seu representante legal, deve assinar nosso Contrato de Prestação de Serviço e efetuar o pagamento da primeira parcela estabelecida no contrato. A produção dos livros somente é iniciada após a confirmação desses dois itens.
  • Todo material pertencente à obra deve, preferencialmente, ser enviado por meios eletrônicos. Se houver o desejo ou a necessidade de enviar qualquer material através de meios não eletrônicos (por exemplo: Correios), o autor deve nos informar previamente.
  • Os textos devem ser entregues em um único arquivo no formato DOC, RTF ou PDF e compactados em formato Zip ou Rar quando houver a necessidade de reduzir o seu tamanho. Se for desejo do autor enviar arquivos separados para diferentes partes do livro, um mapa de posições deverá ser enviado junto para que possamos conhecer a ordem de montagem do material enviado.
  • As imagens, quando houver, devem ser entregues, preferencialmente, em arquivos individuais nos formatos TIFF, EPS, Jpeg, BMP ou PDF. Essas também devem ser compactadas nos formatos Zip ou Rar quando houver a necessidade de reduzir seus tamanhos.
  • Todas as imagens pertencentes à obra deverão ser enviadas na melhor qualidade gráfica possível. É de total responsabilidade do autor garantir que essas tenham resolução suficiente para gerar uma boa impressão final.
  • O envio de material inadequado resultará em impressão de qualidade duvidosa podendo, até mesmo, comprometer a qualidade gráfica dos exemplares.
  • Imagens que sejam enviadas dentro de arquivos de textos poderão não resultar em impressão adequada ou, ainda, não possuir condições de serem aproveitadas.
  • Dentro do possível (e se recomendado), além do texto e das imagens referentes ao conteúdo da obra, o autor também deve enviar:
  • Texto informativo sobre o(s) autor(es);
  • Texto de agradecimento;
  • Texto de dedicatória;
  • Prefácio (se possível ou necessário);
  • Este é um item importante também para ajudar a compor a capa
  • Introdução (se possível ou necessário);
  • Texto a ser empregado na capa;
  • Sugestão de título e subtítulo;
  • Ilustração principal da capa (quando possível ou necessário);
  • Sugestão de texto para apresentação do livro.
  • Este é um item importante também para ajudar a compor a capa
  • Por questões de custo e prazo, o material de todas as obras deve ser entregue completo. Caso a entrega seja feita com pendências, os autores devem assumir a responsabilidade de arcar com quaisquer despesas extras necessárias para finalizar os processos de produção, além de assumirem a responsabilidade pelo acréscimo de tempo necessário para finalizar a obra.

Para solicitar seu orçamento, clique no botão abaixo.

 

ÚLTIMOS TRABALHOS
Lançamentos
No que Você Está Pensando?

No que Você Está Pensando?

Autor (a): Fabrício Fernandes
Categoria: Poesia
Formato: 12x21cm
Páginas: 144
Contrato: Edição limitada
Rupturas

Rupturas

Autor (a): Ary Silva
Categoria: Conto/Ficção
Formato: 10x15cm
Páginas: 128
Contrato: Edição limitada
A Neurocirurgia Pediátrica

A Neurocirurgia Pediátrica

Autor (a): José Roberto Tude Melo
Categoria: Medicina
Formato: 14x21cm
Páginas: 160
Contrato: Edição limitada
O Céu É o Meu Limite

O Céu É o Meu Limite

Autor (a): Iracema Rita de Santana
Categoria: Biografia
Formato: 14x21cm
Páginas: 144
Contrato: Edição limitada
Menu
Editora UNA :: União Nacional de Autores :: Valorizando a Cultura Nacional
Conheça nossas novidades e promoções